CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTA

 
INFORMAÇÕES BÁSICAS

O CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTA da SNAPSI é específico para a formação do profissional de psicanálise clínica, habilitando-o legalmente a atender seus pacientes por meio de sessões psicanalíticas, em clínicas especializadas ou consultório próprio, a fim de auxiliá-los na descoberta de si mesmos, o que poderá conduzi-los à superação de traumas, desejos reprimidos e, por consequência, diversos transtornos psíquicos, como a depressão e a ansiedade.

 

Para se tornar um aluno da SNAPSI, basta ter concluído o ensino médio. A adoção de tal critério encontra respaldo técnico na posição liberal sustentada pelo próprio Freud, que defendia a psicanálise como uma profissão independente e leiga, desobrigando o Psicanalista de uma formação acadêmica prévia na área de saúde ou em qualquer outra área específica.

 

A carga horária estimada para o CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTA da SNAPSI é de 720 horas, com um prazo previsto para conclusão do curso de 3 a 6 meses. Contudo, esse prazo não é limite, podendo ser antecipado ou prorrogado, sem nenhuma restrição ou ônus adicional. Ou seja, o prazo real dependerá apenas da disponibilidade e dedicação do aluno aos estudos.

 

O curso é constituído por 9 MÓDULOS de estudo em formato PDF e 1 AULA ONLINE assíncrona que trata de alguns conceitos fundamentais da psicanálise. Ao se matricular na SNAPSI, o aluno receberá o material didático completo do curso por e-mail. Os conteúdos dos MÓDULOS são os seguintes:

 

MÓDULO I – Conceitos introdutórios à psicanálise (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO II – Estudo dos transtornos mentais e psicossomáticos (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO III – Estudo do processo psicanalítico – parte I (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO IV – Estudo do processo psicanalítico – parte II (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO V – Estudo dos sonhos e da sexualidade (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO VI – Estudo da psicanálise infantil (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO VII – Estudo complementar da psicanálise geral (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO VIII – Freud e outros estudiosos da psicanálise (tempo estimado: 80 horas)

MÓDULO IX – Estudo de casos (tempo estimado: 80 horas)

 

Ao fim do estudo dos 9 MÓDULOS e da AULA ONLINE, ou seja, após o encerramento de toda a parte teórica do curso, o aluno comunicará a conclusão dos seus estudos à SNAPSI e, a partir de então, terá acesso a uma prova final dissertativa, onde será questionado sobre alguns fundamentos básicos da matéria. A prova poderá ser feita sem limite de tempo e com pleno acesso à consulta do material, pois o objetivo do curso é o aprendizado, e não a reprovação. A prova poderá ser refeita, quantas vezes forem necessárias, e o aluno deverá obter uma nota superior a 60% para aprovação. Aprovado, o aluno deverá apresentar um relatório do início da sua psicanálise pessoal (correspondente à análise didática), com qualquer Psicanalista certificado, e então poderá solicitar seu certificado à SNAPSI. No momento de emissão e envio do certificado, será cobrada uma taxa adicional referente exclusivamente aos custos de impressão e postagem do mesmo.

CURSO DE FORMAÇÃO DE PSICANALISTA

Carga horária estimada: 720 horas

Previsão de conclusão: 3 a 6 meses

Investimento total: R$ 478,80

( 12 parcelas de R$ 39,90 sem juros )

“A PSICANÁLISE ACESSÍVEL A TODOS”